As roupas íntimas são peças delicadas, que exigem uma manutenção com determinados cuidados.
A lavagem, a secagem e até a própria posição em que se colocam as peças a secar, interfere na duração das mesmas.
Vamos começar pela lavagem.
A roupa interior deve ser lavada à mão com água tépida. A lavagem com água quente tem tendência a danificar as fibras dos tecidos.
O detergente a ser usado deverá ter um PH neutro para não agredir o tecido, e preferencialmente sem enzimas, a não ser que a etiqueta da peça indique o contrário.
Mergulhe a roupa na água com o detergente e evite esfregá-la. Não a deve torcer nem colocar na máquina de secar.
De seguida coloque a roupa a secar sem apanhar sol diretamente, num sítio arejado.
As peças devem ser estendidas na horizontal, ou pelo meio da peça. Assim não deforma e mantém a forma original. Não as coloque conforme a foto que identifica este artigo. Esta foto indica exatamente o que não deve fazer.
Quando coloca as peças num estendal de roupa, a forma como as coloca é importante. Deve sempre pendurar a peça pelo meio, ou seja, dobrar em partes iguais por cima do varão do estendal.
Não se esqueça que deve retirar o excesso de água com as mãos ou uma toalha, sem torcer. Ao colocar pelo meio da peça, este ganha peso com a água, de uma forma semelhante dos dois lados.
Claro que nem sempre será possível lavar à mão, pois a correria do dia-a-dia não permite. Assim sendo, poderá lavar na máquina. Para isso existem saquinhos de lavagem próprios para roupa interior. Estes saquinhos são ótimos para manter a forma dos soutiens desde que não tenham aros nem rendas. Atenção às rendas, danifica-se mais facilmente e os aros podem sair e danificar a própria máquina.
Para lavar as peças sem danificar, deve seguir as instruções do fabricante, usando ciclos de lavagem suaves.
No caso das meias e collants há também alguma atenção a ter. São produtos que por vezes perdem a cor na lavagem. Tenha atenção na mistura de roupa que coloca no mesmo ciclo de lavagem.
Uma dica importante, não deixe as peças muito tempo de molho. Excesso de tempo na água faz com que as fibras vão-se danificando. E já agora, não passe a ferro. Se for necessário endireitar um pouco a peça, faça-o com o ferro praticamente frio.
Cuide das suas peças e verá que elas duram muito mais.