O pilling nos tecidos, normalmente chamado de borboto, é a causa principal para a sua peça de roupa perder toda a beleza. Ela fica com um aspeto desgastado e não combina com os looks do dia-a-dia.
Mas quais são as causas para o tecido ficar com borboto?
O uso é a principal causa para a roupa apresentar desgaste, mas também as lavagens e a constante exposição à luz e ao ar. As fibras vão-se soltando, gerando abrasão e causando borbulhas no tecido. Na realidade elas não se romperam, apenas o tecido cresceu e elas enrolam-se em forma de bolinhas.
Mas a qualidade é um fator fundamental para a roupa não ganhar pilling. Muitas marcas têm essa preocupação na hora de usar os tecidos para fabricação das suas peças. Utilizam técnicas de acabamento que resolvem efetivamente o pilling de tecido. Soluções como tratamento de cisalhamento, queima, aquecimento, encolhimento do poliéster, tendem a reduzir e a retardar o pilling do tecido.
Existem boas práticas no manuseamento da sua roupa, para evitar o aparecimento de borboto.
Começamos pelo uso no dia-a-dia. Tenha atenção às aplicações que tem nas peças de roupa. Se um colar, uma carteira, ou até mesmo os fechos da roupa, estiverem sempre a fazer fricção sobre uma determinada zona da sua peça, esta começa a ficar desgastada e com uma coloração mais opaca. O surgimento de borboto irá acontecer rapidamente.
Não use a mesma peça dois dias seguidos. As fibras devem ter descanso. Deixe a roupa arejada durante um dia e só depois volte a usar.
Na lavagem, lembre-se que a roupa deve sempre ser lavada pelo lado avesso. Para além de manter as cores, mantém também o bom aspecto das fibras do lado exterior. A torção da máquina e a quantidade de roupa que nela insere, são fatores importantes. Para a sua roupa não se danificar, não encha demasiado a máquina.
Na secagem também existem truques. Ao secar diretamente so sol, as fibras da roupa vão-se danificando mais rapidamente. Claro está que, com a correria do dia-a-dia, o sol é um bom aliado para nos poupar tempo. Então recomendamos uma exposição de pouca duração, e nas horas que esteja menos forte. O ideal será secar a roupa à sombra. Caso use máquinas de secar, certifique-se que não excede o tempo e que a temperatura não é demasiado elevada.
Por fim, tenha sempre à mão algo que auxilie a extração do pilling. Pode ser um rolo ainti-borboto, uma pedra-pomes, um pente ou uma máquina removedora de borboto.
Não se esqueça, se quer que a sua roupa não ganhe pilling, procure qualidade.